Municípios

AGORA TEM ESPECIALISTAS

Parnaíba recebe acelerador linear para tratamento de pacientes com câncer pelo SUS

A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde

Da Redação

Sexta - 18/07/2025 às 09:12



Foto: Imagem ilustrativa/Ebserh Acelerador linear é utilizado para tratamento de câncer
Acelerador linear é utilizado para tratamento de câncer

A secretária-adjunta da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Maria Aparecida Cina, estará em Parnaíba, no litoral do Piauí, nesta sexta-feira (18) para a entrega de um acelerador linear na Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância. O equipamento será utilizado no tratamento de pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando a estrutura de alta complexidade na região. 

A entrega do equipamento será às 11h e contará com a participação de autoridades. A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada à ampliação do acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas pelo SUS, com o objetivo de reduzir filas e tempo de espera em todo o país.

Com o novo acelerador linear, a própria máquina criará o modelo protetor, reduzindo o tempo para a confecção e trazendo mais rápido o encaixe preciso do padrão que assegura a não invasão de raios em órgãos que não podem ser afetados no tratamento.

 Durante o evento, será apresentado um balanço dos procedimentos já realizados no âmbito do programa, além de orientações para que hospitais filantrópicos e privados possam se credenciar e oferecer serviços especializados ao SUS. Como contrapartida, essas instituições receberão créditos financeiros, que poderão ser utilizados para abater dívidas com a União ou reduzir futuros encargos.

Além do Piauí, outras ações simultâneas do programa estão sendo promovidas nesta sexta-feira em mais 10 estados e no Distrito Federal, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (AgSUS) e da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: