Municípios

RESGATE

Operação em Picos resgata 12 animais silvestres vítimas de tráfico no Piauí

Entre os animais apreendidos estão canários-da-terra, periquitos-da-caatinga, sabiá-laranjeira, azulão, coruja e marreco-irerê

Da Redação

Segunda - 19/05/2025 às 07:47



Foto: Semarh Periquitos-da-caatinga
Periquitos-da-caatinga

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (Dcbio), órgãos ambientais e forças de segurança vem realizando operações de resgate de animais silvestres em todo o estado. A última operação policial realizada esta semana em Picos, no sul do Piauí, resultou na apreensão de 12 animais. Além do acolhimento, a Semarh realiza um trabalho de recuperação e reabilitação desses animais.

Entre os animais resgatados estão quatro canários-da-terra (Sicalis flaveola), quatro periquitos-da-caatinga (Eupsittula cactorum), um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), um azulão (Cyanorama cautela), uma coruja-suindara (Tyto furcata) e um marreco-irerê (Dendrocygna viduata).

Os animais foram inicialmente acolhidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município, e posteriormente transportados para Teresina pela equipe da Gerência de Fauna da Dcbio para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliação e identificação.

Após serem avaliados pelos médicos-veterinários, os animais passarão por triagem e receberão o manejo adequado. Quando estiverem reabilitados e aptos, serão devolvidos ao seu habitat natural”, explicou Ruth Lima, diretora da Dcbio.

A parceria entre os órgãos ambientais e as forças de segurança tem sido fundamental para coibir a captura e o comércio ilegal de animais. Além da atuação repressiva, as operações também têm caráter educativo, levando informações às comunidades sobre a importância da preservação da fauna.

Fonte: CCOM-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<