Municípios

CLIMA E TEMPO

Cidades do extremo sul do Piauí podem ter temperaturas de até 12°C ao longo da semana

Isso se dá devido a atuação de uma massa de ar fria e seca pela quarta semana consecutiva

Da Redação

Terça - 22/07/2025 às 09:44



Foto: Semarh Massa de ar fria deixa temperaturas mais amenas no sul do Piauí pela 4ª semana seguida
Massa de ar fria deixa temperaturas mais amenas no sul do Piauí pela 4ª semana seguida

Municípios localizados no extremo sul do Piauí poderão registrar temperaturas mínimas de até 12ºC nas primeiras horas da manhã no período de 21 a 27 de julho. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), uma massa de ar fria e seca continua sobre o estado pela quarta semana consecutiva, fazendo com que as manhãs tenham temperaturas mais amenas principalmente nas cidades de Gilbués, Corrente e Bom Jesus. 

Ainda segundo a Semarh, a  sensação térmica em locais de chapada pode ser ainda mais baixa, devido à ocorrência de rajadas de vento, como Marcolândia, no sudeste piauiense, onde os ventos devem atingir 60 km/h.

A presença dessa massa de ar atua diretamente na inibição da formação de nuvens, favorecendo a ocorrência de grande amplitude térmica. Ou seja, após manhãs frias, os termômetros podem subir rapidamente, com máximas que chegam aos 35°C durante as tardes. Essa diferença acentuada entre as temperaturas mínimas e máximas exige atenção especial da população, especialmente em relação à saúde e à hidratação.

"Nos locais que registram mínimas de 12°C pela manhã, as temperaturas podem chegar a 35°C durante a tarde", diz a Semarh.

Quanto à umidade relativa do ar, o estado permanece em alerta, com valores entre 20% e 25% nas horas mais quentes do dia, principalmente na porção centro-norte, índices abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica valores mínimos de 60% para o conforto e saúde humana.

Em relação às chuvas, não há previsão para praticamente todo o território piauiense. Apenas no litoral existe a possibilidade de chuva fraca e isolada, provocada pela brisa marítima.

Resumo da previsão por mesorregião

Mesorregião Norte
A semana será marcada por muitas nuvens e ocorrência de chuviscos isolados, principalmente entre os dias 21 e 23. Os ventos variam de fracos a moderados durante todo o período. As temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 34°C e 35°C e mínimas em torno de 21°C a 23°C. A umidade relativa do ar permanece baixa nas tardes, com valores mínimos em torno de 30%.

Mesorregião Centro-Norte
A semana será de tempo firme, com predominância de muitas nuvens nos primeiros dias e céu parcialmente aberto a partir do dia 24. Os ventos permanecem entre fracos e moderados. As temperaturas máximas variam entre 36°C e 37°C, enquanto as mínimas se mantêm estáveis em torno de 21°C. A umidade relativa do ar segue baixa, com valores mínimos por volta de 30% nas tardes.

Mesorregião Sudoeste
A semana será de céu com poucas nuvens e ventos fracos a moderados. As temperaturas máximas continuam elevadas, variando entre 36°C e 37°C, enquanto as mínimas apresentam queda acentuada, chegando a 12°C, especialmente entre os dias 24 e 25. A umidade relativa do ar permanece bastante baixa, com índices mínimos em torno de 20% no período da tarde, exigindo atenção com hidratação e cuidados com a saúde e o meio ambiente.

Mesorregião Sudeste
A semana será marcada por muitas nuvens e ventos fracos a moderados. As temperaturas máximas devem permanecer em torno dos 36°C, enquanto as mínimas variam entre 16°C e 17°C. A umidade relativa mínima prevista para o período da tarde se manterá estável em torno de 30% ao longo dos dias. As condições seguem típicas do período seco, demandando atenção especial à hidratação e à prevenção de queimadas.

A equipe da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realiza a previsão do tempo em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e divulga boletins semanais no site da Semarh.

Fonte: SEMARH

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: