Municípios

CAPACITAÇÃO

CERAC realiza capacitação para implementação de tecnologias hídricas no Norte do Piauí

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC-PI) vai executar 138 tecnologias de convivência com o Semiárido nos dois municípios

Da Redação

Segunda - 15/09/2025 às 08:14



Foto: Divulgação/Ascom Capacitação realizada no Norte do Piauí
Capacitação realizada no Norte do Piauí

O Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) realizou, nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Piripiri-PI, a capacitação da Comissão Municipal do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). 

Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre as tecnologias hídricas que irão beneficiar agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais de Piripiri e Capitão de Campos.

"É uma satisfação muito grande atuar nesses dois municípios, levando água para a produção de alimentos saudáveis. Essa é a grande vantagem. A ideia da ASA é produzir alimentos de verdade, sem veneno. As comissões têm papel fundamental na escolha das comunidades que realmente se encaixam e precisam dessas tecnologias de convivência com o Semiárido", esclarece José Maria, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas.

Fazem parte da Comissão Municipal das Cisternas as Secretarias Municipais de Agricultura Familiar de Piripiri e Capitão de Campos, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Sindicatos da Agricultura Familiar e Cooperativas locais.

A iniciativa busca reforçar, junto aos membros da comissão, a importância do P1+2 para a melhoria da vida no campo, assegurando água para a produção de alimentos saudáveis, livres de veneno, e fortalecendo a agricultura familiar de base agroecológica.

As comunidades beneficiárias são escolhidas pela comissão e contempladas com as seguintes tecnologias: cisternas-calçadão ou de enxurrada, com capacidade para armazenar 52 mil litros de água da chuva, destinadas à produção de hortaliças, frutíferas e à criação de pequenos animais (aves, caprinos, ovinos, suínos, peixes) e abelhas.

Barragem subterrânea, tecnologia que constrói uma barreira impermeável no solo para reter a água da chuva, elevando o lençol freático e possibilitando o cultivo de milho, feijão e abóbora durante a estiagem.

Implantação em Piripiri-PI:
59 cisternas-calçadão
9 cisternas de enxurrada
1 barragem subterrânea
Total: 69 tecnologias.

Implantação em Capitão de Campos-PI:
59 cisternas-calçadão
9 cisternas de enxurrada
1 barragem subterrânea
Total: 69 tecnologias.

Além disso, o município de Capitão de Campos vai receber 3 Casas de Sementes da Fartura, espaços comunitários de preservação e multiplicação de sementes crioulas, nativas, livres de modificação genética e sem uso de agrotóxicos. Esses espaços fortalecem a soberania alimentar, a produção agroecológica e a qualidade de vida de crianças e adultos no campo.

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, sendo implantado em Piripiri e Capitão de Campos pelo CERAC.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: