Municípios

PLANEJAMENTO

Audiência Pública debate Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 em Picos

por Marília Lélis

Quarta - 26/03/2025 às 09:25



Foto: Reprodução Audiência Pública debate Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 em Picos
Audiência Pública debate Lei de Diretrizes Orçamentárias 2026 em Picos

Nesta quarta-feira, dia 26, a partir das 08:30, será realizado na Câmara Municipal de Picos, a Audiência Pública que debaterá sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. O evento tem o intuito de contribuir para a construção final do texto da LDO de 2026.

A Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Leila Martins, fala sobre a importância desta Audiência Pública para o Município. “É através dela que serão desenvolvidas as diretrizes para a elaboração e execução da lei orçamentária para o exercício de 2026”. Esse orçamento consiste basicamente em definir onde a verba municipal será investida.

Num primeiro momento, houve uma reunião com todos os secretários e coordenadores de cada pasta da administração municipal, onde puderam trazer as ações que cada um pretende desenvolver no ano de 2026. O segundo momento, o da Audiência Pública, será voltado para a participação de toda a sociedade civil, proporcionando debate e construção de ações que serão desenvolvidas no ano seguinte.

Leila também acrescenta: “Além da estrutura e organização do orçamento municipal, é através dessa lei que serão lançadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA), do período de 2026 a 2029. Nesse plano, serão alinhados os programas e projetos que se pretende desenvolver nos quatro anos subsequentes, alinhados com o plano de governo da gestão municipal”, comenta.

A gestora ainda frisa que, além da LDO, serão realizadas outras Audiências Públicas que discutirão a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o PPA em outro momento deste ano. “As peças orçamentárias que serão construídas esse ano, que no caso são: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), serão as primeiras dessa gestão, pois as da gestão passada ainda estão vigorando”, finaliza.

O evento é aberto ao público e contará com a participação de autoridades e representantes da sociedade civil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<