Mundo

UCRÂNIA

Zelenski critica Brasil por falta de participação em conferência internacional

O Brasil, que não participou como país membro, enviou apenas sua embaixadora com status de observadora

Da Redação

Segunda - 17/06/2024 às 10:25



Foto: Reprodução Zelensky e Lula
Zelensky e Lula

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, criticou o Brasil neste domingo (16), manifestando sua frustração com as recentes derrotas militares e o fracasso diplomático do último fim de semana. Zelenski organizou uma conferência internacional na Suíça, que não obteve os resultados esperados. O Brasil, que não participou como país membro, enviou apenas sua embaixadora com status de observadora.

Em uma entrevista coletiva, Zelenski mencionou o Brasil em suas críticas aos países que não participaram da conferência e se recusaram a assinar a declaração do evento, insinuando que o Brasil não adere aos “princípios dos países civilizados”. As queixas de Zelenski em relação à posição do Brasil sobre a guerra na Ucrânia são frequentes.

Recentemente, o Brasil, junto com a China, defendeu a convocação de uma conferência internacional para negociações de paz, destacando que a iniciativa só teria sucesso com a concordância prévia da Ucrânia e da Rússia. No entanto, a conferência na Suíça excluiu a participação da Rússia.

Fonte: Brasil247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: