Mundo

TAILÂNDIA

Senado da Tailândia aprova a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo

O país será o primeiro do Sudeste Asiático a legalizar a união homoafetiva

Da Redação

Terça - 18/06/2024 às 09:20



Foto: REUTERS/Chalinee Thirasupa Aprovação do projeto de lei de igualdade no casamento na Tailândia
Aprovação do projeto de lei de igualdade no casamento na Tailândia

O Senado da Tailândia aprovou a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, nesta terça-feira (18), tornando-se o primeiro país do Sudeste Asiático a dar esse passo histórico. A votação foi amplamente favorável, com 130 votos a favor e apenas quatro contra.

O projeto de lei ainda precisa do endosso do rei antes que a igualdade no casamento se torne realidade na Tailândia, mas esse processo é visto como uma formalidade. Após a aprovação real, a lei entrará em vigor 120 dias após sua publicação no Diário Real.

Esta medida representa um marco significativo e um avanço para os direitos LGBTQ+. O projeto de lei garante aos casais homossexuais os mesmos direitos legais e reconhecimento que os casais heterossexuais, incluindo direitos relacionados a herança, adoção e decisões de cuidados de saúde.

Com essa aprovação, a Tailândia se tornará apenas o terceiro lugar na Ásia a permitir a igualdade no casamento, seguindo os passos de Taiwan, que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2019, e do Nepal, que fez o mesmo em 2023.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: