Mundo

LUTO

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Mujica estava sob cuidados paliativos, após suspender o tratamento de um câncer no esôfago

Dhara Leandro

Terça - 13/05/2025 às 16:31



Foto: Reprodução/Instagram Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

Jose "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. Nessa segunda-feira (12), Lucía Topolansky, exposa do ex-presidente, disse ao jornal La Diria que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos, após suspender o tratamento de um câncer no esôfago.

O câncer foi anunciado por Mujica em abril de 2024. Ele também já lidava com uma doença auto-imune, que afetou seus rins. O ex-presidente completaria 90 anos no próximo dia 20.

A notícia foi confirmada pelo atual presidente uruguaio e aliado de Pepe, Yamandú Orsi.

"Com profunda dor  comunicamos que faleceu nosso companheiro Pepe Mujica. Presidente, militante, referência, liderança. Vamos sentir muito sua falta, velho querido! Obrigado por tudo que nos deste  e por teu profundo amor pelo seu povo", escreveu Orsi.

Pepe Mujica foi membro do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, um grupo guerrilheiro de extrema esquerda do Uruguai. Ele ficou preso mais de uma década e foi torturado pela ditadura, chegando ao poder décadas depois e se tornando o um dos presidentes mais queridos internacionalmente.

Chegou a ser conhecido como "presidente mais pobre do mundo", por seu estilo de vida simples. Dirigia um fusca dos anos 1970 e doava parte do salário para projetos sociais. Também ficou marcado pelas reflexões políticas com forte teor filosófico.

Quem foi Pepe Mujica

Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, capital do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano era filho do casal de agricultores Demétrio Mujica Terra e Lucy Cordano, descendente de italianos e bascos. Mujica foi casado com Lucía Topolansky, senadora e ex-companheira de guerrilha.

Mujica liderou o Uruguai entre 2010 e 2015. Após finalizar o mandato presidencial, chegou a ser eleito duas vezes senador e atuou na Casa até 2020, quando deixou o cargo devido à pandemia do coronavírus.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<