Mundo

MAIS UMA DOS EUA

EUA proíbem mulheres de fazer "turismo maternal" só para garantir cidadania americana

Várias famosas brasileiras já viajaram para os EUA para terem filhos

Da Redação

Quinta - 14/08/2025 às 16:42



Foto: G1 Celebridades escolheram ter seus filhos nos EUA, e não no Brasil
Celebridades escolheram ter seus filhos nos EUA, e não no Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou um vídeo em sua conta no X (antigo Twitter) reforçando que é proibido mulheres entrar no país com o objetivo exclusivo de dar à luz para que o bebê obtenha cidadania americana.

"Viajar para os EUA com o principal objetivo de dar à luz para que seu filho obtenha cidadania americana não é permitido. Oficiais consulares vão negar o seu pedido de visto caso haja indícios de que essa é a sua intenção", diz a publicação.

A orientação se soma a medidas anti-imigração do governo Donald Trump, que busca restringir a chamada cidadania por nascimento. Em junho deste ano, a Suprema Corte abriu caminho para que seja transformada em lei a proposta que proíbe filhos de turistas nascidos nos EUA de obterem cidadania.

Pelo princípio do jus soli — ou “direito do solo” —, qualquer pessoa nascida em território americano se torna automaticamente cidadã do país, mesmo que os pais estejam ilegalmente nos EUA. Esse direito está previsto na 14ª Emenda da Constituição americana e ainda é adotado por cerca de 30 países, incluindo Canadá e México.

A ordem executiva limitando a cidadania por nascimento foi assinada por Trump já no seu primeiro dia de governo, em 20 de janeiro.

Celebridades brasileiras que tiveram filhos nos EUA
A cidadania por nascimento foi aproveitada por várias personalidades brasileiras. Entre elas, Claudia Leitte, Ludmilla, Simone Mendes, Luciana Gimenez e Thammy Miranda.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: