Mundo

INVESTIMENTO

China sinaliza apoio a fundo florestal global proposto pelo Brasil

Contribuição ao Tropical Forests Forever Facility pode ampliar participação de economias emergentes no combate às mudanças climáticas

Da Redação com informações da Agência Reuters

Sexta - 04/07/2025 às 16:13



Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Presidente da China, Xi Jinping, e Lula
Presidente da China, Xi Jinping, e Lula

A China sinalizou ao governo brasileiro a intenção de investir no Tropical Forests Forever Facility (TFFF), fundo proposto pelo Brasil em 2023 para financiar a conservação de florestas tropicais ameaçadas em todo o mundo. A informação foi confirmada à agência Reuters por duas fontes com conhecimento das negociações. 

 A iniciativa marca uma possível mudança no cenário do financiamento climático global, historicamente sustentado por países desenvolvidos. A adesão da China pode incentivar a participação de economias emergentes na mitigação das mudanças climáticas, ultrapassando as obrigações previstas no Acordo de Paris de 2015.

Segundo as fontes, o ministro das Finanças da China, Lan Fo'an, manifestou apoio ao fundo durante encontro com o ministro brasileiro Fernando Haddad, nesta quinta-feira (3), à margem de uma reunião preparatória para a cúpula dos BRICS, que acontece no Rio de Janeiro. Embora valores não tenham sido definidos, o governo brasileiro entendeu a sinalização como um indicativo de futura contribuição chinesa.

O TFFF é visto pelo Brasil como destaque da sua participação na COP30, marcada para novembro em Belém (PA). O fundo foi idealizado como um mecanismo de US$ 125 bilhões, com aportes públicos e privados, que pagaria anualmente aos países pela manutenção de suas florestas em pé.

Além da China, o Brasil busca atrair outros países em desenvolvimento, especialmente do Oriente Médio. A proposta já recebeu manifestações iniciais de apoio do Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Reuters

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: