
O Papa Leão XIV canonizou neste domingo (7) Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati em missa no Vaticano. A cerimônia reuniu milhares de fiéis na Praça de São Pedro e marcou as primeiras canonizações de seu pontificado.
De acordo com o Vaticano, 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres participaram da celebração, que também foi transmitida ao vivo.
Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos. Conhecido como “santo millennial”, é considerado o “padroeiro da internet”. A canonização ocorreu após o reconhecimento de milagres atribuídos a ele, incluindo um no Brasil.
Durante a missa, o Papa leu em latim a fórmula que oficializou os novos santos. O ato foi seguido de aplausos da multidão presente.
Quem foi Carlo Acutis
Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991, mas cresceu em Milão, na Itália. Gostava de jogar videogame e criar sites e, segundo o Vaticano, também era apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Iniciou a vivência da fé católica cedo, aos 7 anos, fez a primeira comunhão e, desde então, passou a assistir à missa todos os dias, além de ajudar necessitados doando roupas e alimentos.
Na adolescência, graças aos conhecimentos de engenharia da computação, criou um site dedicado a divulgar milagres eucarísticos espalhados pelo mundo e aparições de Maria aprovadas pela Igreja Católica. Após sua morte por leucemia, em outubro de 2006, uma grande quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, ajudadas por Carlo, compareceram ao funeral.
Milagres
O reconhecimento da santidade de Carlo Acutis ocorreu após dois milagres atribuídos a ele:
- O primeiro, que levou à beatificação, aconteceu em 2013, em Campo Grande (MS). O menino Matheus Vianna, de 3 anos, com doença congênita no pâncreas, foi curado sem respaldo científico ao tocar uma relíquia de Carlo.
- O segundo milagre ocorreu em 2022 e envolveu Valéria Valverde, da Costa Rica. Aos 21 anos, ela sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, Itália. A mãe fez uma peregrinação ao túmulo de Carlo em Assis, e Valéria começou a respirar normalmente no mesmo dia, sem aparelhos.