Um vendaval atingiu a cidade de Picos, nesta quinta-feira (23), e assustou os moradores do município. Imagens que circularam nas redes sociais registraram a intensidade dos ventos, incluindo a queda de uma motociclista e o destelhamento de um comércio. A climatologista Sara Cardoso analisou o fenômeno e explicou que um vendaval é caracterizado por ventos de intensidade forte, geralmente acima de 60 km/h, capazes de causar alguns transtornos como queda de árvores, queda de galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica devido à fiação danificada.
Sara Cardoso explica que o evento em Picos se enquadra nessa definição por ser caracterizado por rajadas de vento intensas e repentinas. Embora o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, não tivesse emitido alerta de vendaval para a área, os modelos de previsão indicavam ventos mais intensos para a região. A climatologista destaca que as características físico-geográficas de Picos contribuíram para que as rajadas previstas se transformassem em um vendaval pontual.
"Picos tem características diferenciadas, é fundo de vale, tem área com pouca vegetação, área muito descampada, áreas muito abertas. Isso auxilia por conta do gradiente de pressão que essas rajadas que já estavam previstas se tornem vendavais pontuais ali dentro do município, que peguem essa velocidade de maneira mais expressiva," detalha Sara Cardoso.