Cuidar do corpo através do movimento pode ajudar muito na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Quem chama a atenção para esse cuidado é a professora Adriana Napoleão, que há anos é voluntária na Fundação Maria Carvalho Santos. Ela explicou como a atividade física regular pode fazer a diferença na vida das mulheres durante entrevista ao podcast Mulher Mais, sob o comando da jornalista Michelly Sâmia e da ex-vereadora Rosário Bezerra.
De acordo com Adriana, os estudos científicos mais recentes trazem resultados animadores sobre os benefícios do exercício físico. "O exercício físico é parte essencial, uma ferramenta poderosa para o tratamento e a prevenção do câncer, não só o de mama, vários tipos de câncer", afirmou. Ela destacou que a prática regular pode aumentar as chances de cura e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento.
A especialista revelou que até mesmo pequenas quantidades de atividade física já fazem diferença. "Apenas 30 minutos de exercício físico já aumentam a sua capacidade de imunidade para defender contra células de câncer. Isso já é cientificamente comprovado", explicou. A recomendação ideal seria de cinco horas por semana, que podem ser distribuídas em vários dias.
Adriana também ressaltou os benefícios para mulheres em tratamento. "Muitas pessoas fazem uso da quimioterapia que às vezes tem consequências como fadiga, náusea, e essas consequências são minimizadas pela prática regular de exercício", disse. Ela acrescentou que o exercício ajuda não apenas no aspecto físico, mas também no mental e na socialização.
Sobre a motivação para se exercitar, a professora tem uma visão equilibrada. "Algumas pessoas têm o objetivo claro que é saúde, maravilha. Outras têm um objetivo estético, mas ela sempre vai ter uma melhora da qualidade de vida. Às vezes o lado estético leva consequentemente para melhorias no lado da saúde", ponderou.
A voluntária finalizou com um recado importante. "Procure se exercitar ou caminhando ou dançando, andando de bicicleta, correndo, fazendo exercício em dupla, sozinho, em família. Mas procure se exercitar, se movimentar, porque o movimento é vida. Movimento é prevenção de doenças".
A entrevista completa com Adriana Napoleão está disponível no canal do YouTube do Portal Piauí, onde ela também fala sobre os serviços gratuitos oferecidos pela Fundação Maria Carvalho Santos para mulheres com câncer de mama.