O governador em exercício do Piauí, desembargador Aderson Nogueira, participou, nesta segunda-feira (12), do lançamento da pedra fundamental do Novo Fórum Cível e Criminal, Juizado Especial e Central de Inquéritos da comarca de São Raimundo Nonato do Tribunal de Justiça (TJ-PI). A estrutura foi planejada para abrigar, de forma integrada, o Fórum, o Juizado e a Central de Inquéritos da comarca, garantindo melhores condições de trabalho, além de um atendimento mais eficiente à população. O novo espaço também vai abrigar um auditório com 300 lugares para eventos em geral.

O governador em exercício destacou que a obra é um Complexo Judiciário da Justiça Estadual, que atende à uma demanda do executivo municipal de São Raimundo Nonato. “É com muita alegria que realizamos o lançamento da pedra fundamental. Quando eu assumi a presidência do Tribunal de Justiça, o primeiro prefeito que me pediu uma pauta, uma agenda, foi o prefeito de São Raimundo Nonato. Ele já chegou lá com o pedido e eu disse pra ele que era perfeitamente possível. O território Serra da Capivara tem mais de 200 mil habitantes, daqui de São Raimundo Nonato até Guaribas. Então, essa obra é muito importante porque é uma cidade extremamente estratégica”, afirma Aderson Nogueira.
Para o presidente do Tribunal de Justiça em exercício, desembargador Agrimar Rodrigues, a iniciativa representa um avanço na modernização da infraestrutura do Judiciário piauiense e no fortalecimento do acesso à Justiça no interior do estado. “Estamos aqui nesse ato simbólico descerrando a placa de pedra fundamental dessa obra de suma importância para São Raimundo Nonato e toda a região, ainda mais com essa ideia de cidade judiciária do Poder Judiciário em geral. E isso ganha muito potencial pois o Tribunal de Justiça não estará sozinho aqui, mas estará ladeado por tantos outros segmentos do poder judiciário”, frisou.
A construção do novo Fórum, Juizado e Central de Inquérito da Comarca de São Raimundo Nonato tem prazo de 360 dias a partir de assinatura da Ordem de Serviço nº 77/2025. O espaço ficará situado na Rua Yolanda Paixão, esquina com Rua Antônio Ribeiro Américo, s/n, em São Raimundo Nonato e beneficiará os moradores do município e de toda a região.
O espaço
No projeto proposto, o prédio principal deverá comportar três varas, um juizado especial cível e criminal, um juízo auxiliar, com estrutura completa, contando com secretaria, sala de audiência, assessoria e gabinete com banheiro e recepção, Para uma das varas além da estrutura padrão contará com estrutura auxiliar para central de inquérito e audiência de custódia, com suas salas multidisciplinares para assistente social, enfermaria, IML, psicólogo, defensoria, atendimento ao preso, identificação e monitoramento eletrônico. Possui também espaço de celas para recebimento provisório do inquérito.
Fonte: Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#pedra fundamental #Novo Fórum Cível e Criminal #Juizado Especial e Central de Inquéritos #comarca #São Raimundo Nonato #do Tribunal de Justiça (TJ-PI)