Geral

AGRICULTURA FAMILIAR

SAF realiza oficina sobre o uso de microtratores chineses na agricultura familiar

A atividade tem como principal objetivo a utilização da máquina para potencializar a produção de agricultores no campo

Da Redação

Segunda - 21/10/2024 às 11:07



Foto: CCOM-PI/ Geirlys Silva / SAF Agricultora Maria da Luz Ribeiro participou da oficina
Agricultora Maria da Luz Ribeiro participou da oficina

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou uma oficina sobre o uso de micro tratores adaptados para a agricultura familiar no Centro de Piscicultura de Nazária, nos dias 17 e 18 de outubro. Participaram 16 agricultores, que aprenderam a manusear o tratorito, uma máquina de pequeno porte com potência de 16 cavalos e capacidade para cinco implementos, facilitando o trabalho dos pequenos produtores.

O objetivo da capacitação é ensinar os agricultores a utilizar o micro trator em suas produções. A máquina, desenvolvida na China, foi adaptada à agricultura familiar. O Piauí recebeu 195 equipamentos, já distribuídos entre agricultores em 12 territórios de desenvolvimento, por meio de uma parceria entre Brasil e China, através do Consórcio nordeste.

A agricultora e piscicultora Maria da Luz Ribeiro, da associação dos Aquicultores de Nazária, compartilhou sua experiência: “Todo conhecimento é válido, e essa atividade é muito útil, porque, tendo um trator, todos podem utilizar. Ele vai ajudar muito no nosso trabalho como agricultores.”

O instrutor Amadeu Carvalho, que participou de uma missão no Rio Grande do Norte em fevereiro, ministrou a oficina visando ensinar o uso correto da máquina. Ele explicou: “Nosso objetivo é capacitar os agricultores para potencializar seu trabalho. A capacitação abrange mecânica básica e avançada, incluindo troca de óleo, calibragem dos pneus, troca de implementos e correias. Assim, eles poderão operar a máquina com segurança.”

Após essa primeira oficina, a SAF planeja aprimorar o curso e expandi-lo para todos os territórios, beneficiando mais agricultores que receberam os micro tratores.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: