Geral

LUTO NA ACADEMIA

Morre Ricardo Alaggio Ribeiro, economista e professor da UFPI, aos 65 anos

Por Luiz Brandão

Segunda - 21/10/2024 às 21:29



Foto: Arquivo pessoal Ricardo Alaggio Ribeiro foi vítima do câncer
Ricardo Alaggio Ribeiro foi vítima do câncer

O mundo acadêmico do Piauí está de luto. Faleceu nesta segunda-feira (21) o economista, cientista político e professor Ricardo Alaggio Ribeiro, aos 65 anos. Ele estava internado por complicações decorrentes de um câncer e seu falecimento abalou colegas e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde lecionava.

Ricardo Alaggio era professor do Departamento de Economia da UFPI, com formação diversificada: graduado em Engenharia Civil e em Ciências Econômicas pela própria universidade, além de possuir mestrado e doutorado em Ciência Política. Ele também foi diretor da Editora da UFPI e se destacou como pesquisador.

Filho do coronel Joel Ribeiro, ex-prefeito de Teresina, Alaggio construiu uma carreira acadêmica marcada por relevantes contribuições. Sua tese de doutorado, intitulada "Kennedy e o Brasil: os primeiros anos da aliança para o progresso", defendida na Unicamp, foi premiada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, um reconhecimento notável para o meio acadêmico brasileiro.

O velório de Ricardo Alaggio está acontecendo no Cemitério Jardim da Ressurreição, na zona Sudeste de Teresina. O sepultamento está previsto para esta terça-feira (22), às 10 horas.

Em nota de pesar, a Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) lamentou profundamente o falecimento do professor, ressaltando sua importância para a academia e seu legado de pesquisa.

Nota de pesar da ADUFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: