Cidade

DESAPROPRIAÇÃO

Procuradoria-Geral ajuíza ação para desapropriar o Cine Rex

Estado pode ingressar no imóvel e iniciar as obras necessárias para transformar o local em uma escola de cinema

Da Redação

Quinta - 12/09/2024 às 09:21



Foto: CCOM/PI Procuradoria-Geral do Estado ajuíza ação de desapropriação do Cine Rex
Procuradoria-Geral do Estado ajuíza ação de desapropriação do Cine Rex

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PI), ajuizou uma ação de desapropriação do Cine Rex, no Centro de Teresina, na terça-feira (10). O objetivo é transformar o local em uma Escola de Cinema e um Cinema de Rua, além de promover a preservação do patrimônio histórico e cultural de Teresina.

O procurador estadual Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente da PGE, destacou a importância da medida. Ele explicou que a decisão liminar solicitada ao juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de Teresina permitirá ao Estado o acesso imediato ao imóvel para iniciar as obras. “A partir da liminar, o Estado poderá realizar as intervenções necessárias no Cine Rex,” afirmou Bonfim.

O Cine Rex, construído no final da década de 1930 e inaugurado em fevereiro de 1939, foi por muitos anos a principal sala de cinema de Teresina, localizada no Centro da cidade, na Praça Pedro II. A edificação, projetada no estilo Art Déco, teve capacidade para mais de mil espectadores em seu auge.

Uma equipe de peritos do Estado avaliou o imóvel, e o valor correspondente será depositado em juízo para garantir a transferência provisória da posse. Se o juiz aceitar o valor proposto, o depósito será feito e a liminar de imissão provisória na posse será concedida, permitindo ao Estado iniciar as primeiras intervenções no local.

Bonfim enfatizou que, após a aprovação do valor e a concessão da liminar, o Poder Público poderá iniciar as obras e a revitalização do Cine Rex.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: