A linha Hyundai HB20 liderou pela última vez as vendas anuais de hatchs compactos em 2022, quando teve 96,1 mil unidades emplacadas. O modelo que conhecemos e avaliamos na última semana viu em 2023 e muito provavelmente em 2024 o Volkswagen Polo liderar esse segmento tão importante.
Para reverter a situação, a linha Hyundai HB20 2025 conta com seis versões, que podem ser equipadas com o motor Kappa 1.0 Flex com até 80 cavalos de potência e transmissão manual de cinco velocidades ou com o motor Kappa 1.0 Turbo GDI Flex com até 120 cavalos de potência, que poder a transmissão manual ou automática, ambas com seis velocidades.No design a linha Hyundai HB20 2025 conta com grade frontal com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e versão em LED, para-choque que abriga as luzes de seta e para-lamas e capô mais horizontais. A traseira traz lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado. O para-choque conta com elementos em preto fosco, as lanternas traseiras são em LED, as luzes de seta e de ré estão posicionadas nos para-choques.
A central multimídia blueMedia vem com tela de oito polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple CarPlay e botão para acionamento do comando de voz no volante.
A linha conta com um amplo pacote tecnológico, que prioriza a segurança ao acrescentar novas funções ao SmartSense, pacote de segurança avançada de série em todas as versões. Os recursos de controle de cruzeiro e limitador de velocidade se tornam padrão para todas as versões.Todas as versões vêm de série com seis airbags, incluindo laterais de cortina. Também fazem parte da lista freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
Dentro da cabine, completam o pacote-padrão cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ISOFIX, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente.
Com o sistema de carro conectado Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar o Android Auto e Car Play sem fio, o consumidor estará confortável e conectado onde quer que esteja.
O Supervision Cluster é um painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e possibilita a configuração de itens de segurança e conforto, potencializando a experiência premium no carro.De acordo com a versão o ar-condicionado digital é automático, com três níveis de intensidade. Outro destaque é o recurso de Partida Remota, tecnologia que dá ao consumidor a conveniência de ligar o motor e climatizar o carro a distância, pressionando na chave o botão de partida remota antes de chegar ao veículo.
Para ligar o motor, o cliente deve pressionar o botão para travar as portas do carro e em seguida manter pressionado o botão de partida remota por três segundos. O botão de Partida Remota fica na chave presencial, que também permite o travamento e destravamento das portas por proximidade, pelo toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel.
Para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja via celulares ou outros aparelhos eletrônicos, a linha HB20 conta com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais um está disponível para os passageiros traseiros.
Também está disponível a opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
Linha HB20 2025: versões, preços e destaques
Sense Plus: com preço a partir de R$ 88.990,00, a versão de entrada equipada com motor 1.0 Kappa, transmissão manual, maçanetas e retrovisores na cor do veículo e acabamento em preto fosco nas molduras das portas.
Comfort Plus: com preço a partir de R$ 92.390,00, a versão é equipada com motor 1.0 Kappa, transmissão manual, câmera de ré, farol com acendimento automático e central multimídia blueMedia.
Limited Plus: com preço a partir de R$ 96.390,00, a versão é equipada com motor 1.0 Kappa, transmissão manual, painel de instrumentos digital Supervision Cluster e chave presencial Smart Key com botão de partida do motor.
Comfort Plus: com preço a partir de R$ 109.490,00, a versão é equipada com motor 1.0 Kappa TGDI, transmissão automática, ajuste de altura e profundidade do volante e câmera de ré.
Comfort Plus Tech: com preço a partir de R$ 111.990,00, a versão é equipada com motor 1.0 Kappa TGDI, transmissão automática, sistema Stop & Go, ar-condicionado automático digital e central multimídia blueMedia de 8”.
Comfort Platinum Safety: com preço a partir de R$ 122.290,00, a versão é equipada com motor 1.0 Kappa TGDI, transmissão automática, pacote de segurança Smartsense, bancos de couro e sistema de carro conectado Bluelink.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Hidrogênio une BMW Group e Toyota Motor Corporation
O BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão reunindo suas forças inovadoras e suas capacidades tecnológicas para trazer uma nova geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível a hidrogênio.
O hidrogênio é reconhecido como um promissor futuro portador de energia para a descarbonização global. Ele atua como um meio de armazenamento eficaz para fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda e permitindo uma integração mais estável e confiável de energias renováveis na rede elétrica.
Scania tem novo caminhão para a mineração
A Scania apresenta seu novo caminhão 560 G 10x4 XT Heavy Tipper Super, que pode ser configurado para ser teleoperado, com uma tecnologia de controle remoto para que o modelo funcione não-tripulado e atue em áreas de risco e descomissionamento de barragens na mineração.
“Ele oferece mais produtividade, maior velocidade média e superior economia de combustível. Além de dispor da maior capacidade de carga do mercado, com 71 toneladas de PBT, diz Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
HORSE amplia a produção de motores no Brasil
A HORSE investiu R$ 100 milhões em sua planta de Curitiba, no Paraná, para iniciar a produção do motor Turbo Flex de 1.3 litro, após o sucesso da produção dos modelos de 1.0 litro, no início deste ano.
Desenvolvidos para atender às necessidades únicas do mercado sul-americano, esses motores oferecem potência, torque, eficiência e baixas emissões e podem operar tanto com gasolina quanto com etanol. Além disso, são compatíveis com o Proconve L7 e já estão no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.
Volvo Cars muda estratégia de negócios
Muito provavelmente os ventos que sopravam em direção ao mundo com veículos elétricos estão perdendo sua força: a Volvo Cars muda sua estratégia de negócios e não terá apenas produtos elétricos no portfólio até 2030.
A Volvo Car almeja alcançar a marca de, pelo menos, 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados, o que significa um balanço entre modelos elétricos e híbridos plug-in. Os 10% restantes permitirão as vendas de alguns poucos modelos híbridos não plug-in.
GM confirma produção de veículos híbridos flex no Brasil
A General Motors anuncia o desenvolvimento de motores híbridos flex, a atualização de portfólio e a modernização de todas as suas instalações produtivas e operacionais no Estado de São Paulo após investimento de R$ 5,5 bilhões.
“Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa. O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo, proporcionando aos clientes da Chevrolet mais opções em sistemas de propulsão”, afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors.
Daimler Truck anuncia Karin Rådström como CEO
Karin Rådström foi nomeada pelo Conselho Administrativo da Daimler Truck Holding AG como nova CEO da empresa a partir de 1º de outubro de 2024, sendo nomeada para essa função até 31 de janeiro de 2029.
Karin Rådström ingressou no Conselho da Daimler Truck em 2021 e, desde então, tem sido responsável pelos negócios de Caminhões Mercedes-Benz. Em um curto período, a engenheira remodelou com sucesso a rentabilidade do segmento e avançou na transformação em direção à sustentabilidade.
BYD revela mais um SUV elétrico
A BYD apresentou para o mercado brasileiro o SUV elétrico compacto Yuan Pro, que chega com preço a partir de R$ 182.800,00 e tem como grande desafio atender o público mais jovem.
O BYD Yuan Pro tem 177 cavalos de potência e 29,0 kgfm de toque máximo, entregando um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h de apenas 7,9 segundos. Sua autonomia no ciclo PBEV é de 250 quilômetros. A tomada de recarga é do tipo 2, CCS2, e pode chegar a 65kW de potência, fornecendo 180 quilômetros de autonomia em apenas 20 minutos.
Iveco Bus e ZF juntas pela mobilidade elétrica
A Iveco Bus e a ZF anunciaram o avanço na colaboração para a implantação de soluções inovadoras de mobilidade elétrica para a descarbonização de transporte de passageiros.
A colaboração comercial com a ZF apoiará a estratégia abrangente de eletrificação da Iveco Bus e o desenvolvimento de uma nova arquitetura nascida em emissões zero que equipará a próxima geração de veículos, complementando as capacidades tecnológicas.
Stellantis anuncia investimentos de US$ 385 milhões na Argentina
A Stellantis confirma investimentos na Argentina para o plano estratégico global Dare Forward 2030 com valores de US$ 385 milhões, representando o montante mais significativo da indústria automotiva argentina em 2024.
Esse novo investimento de US$ 385 milhões será utilizado para o desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor, e na contratação de colaboradores, dos quais 50% serão mulheres, em linha com o compromisso da empresa com o pilar de diversidade e inclusão.
Volvo deixa linha FH 2025 mais segura
A Volvo apresentou a linha FH 2025, que traz como novidades a opção de Retrovisores por Câmeras, com importante ganho de visibilidade nas diversas situações de condução.
Outro destaque é o Leitor de Placas de Trânsito que, por meio de inteligência artificial, identifica e alerta os sinais da estrada para o motorista realizar uma condução mais segura. O consagrado Alerta de Colisão com Frenagem de Emergência foi aprimorado e ficou ainda mais rápido e preciso.
Fonte: Sérgio Dias