Um projeto que começou há cinco anos com alguns jovens do povoado Tapuia, na zona Rural de Teresina, começa a dar bons resultados. Agora, o time de futebol do povoado está na semifinal da Taça das Favelas do Piauí edição de 2024.
O projeto de esportes no batizado de Juventude Tapuia trabalha com vários categorias desde o sub9 até o sub17, este composto também por jovens de povoados vizinhos.
O time do Juventude do Tapuia tem alguns talentos individuais como o goleiro Matheus Babi e o meia Roniel que vem sendo os destaques da equipe nessa campanha enchendo todos do povoado de orgulho e deixando o treinador William cheio de esperança para ser campeão do torneio.
O time vai disputar a semifinal da Taça das Favelas no próximo domingo, dia 15 de setembro, a partir das 15 horas, na Arena Dezoitão, localizada no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina. O canal Chama Goool e o portal Piauí Hoje vão está cobrindo tudo.
Taça das Favelas
Taça das Favelas do Piauí é um campeonato de futebol que inclui tanto times masculinos quanto femininos formado por atletas amadores dos bairros e favelas da periferia de Teresina. A competição é organizada e promovida pela Central Única das Favelas do Piauí (Cufa Piauí), que neste ano mobilizou 32 seleções.
Os jogos começaram em agosto e a final da etapa estadual está prevista para 21 de setembro, no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro. Ao todo, mais de 100 inscrições e 32 times (25 masculinos e 7 femininos)
A Taça das Favelas é o maior campeonato entre favelas do mundo. O torneio nasceu em 2012 e revelou nomes como o do volante Patrick de Paula. Em 2022 foi realizada a primeira edição nacional, chamada Favelão 2022, que ocorreu na Arena Barueri, em São Paulo.
O presidente da Cufa no Piauí, jornalista Valciãn Calixto, o torneio promove a integração social e amplifica as oportunidades.