
A Companhia Porto Piauí começou a instalar a sinalização do canal de navegação, uma etapa importante para a segurança do porto, que deve começar a operar a partir do final do ano. O trabalho, que deve terminar no início de dezembro, inclui a colocação de 19 boias e um farolete, além da modernização de outros dois faroletes. Esse sistema vai delimitar a área segura para a entrada, saída e manobras dos navios, seguindo as normas da Marinha do Brasil.
"Juntos, esses equipamentos vão marcar todo o caminho que os navios precisam seguir, chamado de canal de navegação, e também a área onde as embarcações fazem as manobras, conhecida como bacia de evolução", explicou o presidente da Companhia Porto Piauí é Raimundo Dias Júnior.
A sinalização náutica é parte do cronograma de obras e serviços do Porto do Piauí, onde já foi construído o primeiro cais, que é um cais Multipropósito, com uma estrutura de 150 metros de comprimento. Nesse espaço vai funcionar o Terminal Pesqueiro e onde vão chegar também algumas cargas. Agora, as atenções estão voltadas para as obras de urbanização e instalação elétrica da área de apoio ao cais.
A previsão é que o porto entre em operação comercial no primeiro trimestre de 2026. Quando estiver funcionando, o terminal terá capacidade para movimentar uma variedade de cargas, com destaque para minério de ferro, fertilizante marinho e grãos, consolidando-se como um importante corredor de exportação e importação para o estado.