Geral

ATOS RACISTAS

Bolsonarista fugitivo de presídio publica vídeo com apologia ao racismo e viraliza na Net

O conteúdo, que rapidamente viralizou, foi publicado na última sexta-feira

Da Redação

Segunda - 21/10/2024 às 09:40



Foto: Reprodução Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

9O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pediu à Polícia Civil para investigar um vídeo que viralizou nas redes sociais, onde Alessandro Pereira de Oliveira, um funcionário de um bar em Belo Horizonte, faz declarações racistas. O vídeo foi publicado na última sexta-feira (18 de outubro).

Nas imagens, Alessandro diz coisas como “preto tem que entrar no chicote” e critica a Lei Áurea, que aboliu a escravidão em 1888, chamando a Princesa Isabel de "maldita".

Investigação

O promotor Allender Barreto Lima afirmou que a denúncia veio de movimentos sociais. Já foram tomadas medidas junto à Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial (Decrin) e à Promotoria de Direitos Humanos. Alessandro ainda não foi encontrado pela reportagem, que também tenta contatar o bar onde ele trabalha.

Conteúdo Ofensivo

No vídeo, Alessandro, um bolsonarista apaixonaso pelos ideais do ex-presidente Jair Bolsonaro, faz várias declarações ofensivas, usando termos pejorativos e criticando a abolição da escravidão. Ele diz que “preto tem que tomar água do vaso” e fala sobre querer ter vivido na época da escravidão.

Antecedentes

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais informou que Alessandro tem um histórico criminal com quatro passagens pelo sistema prisional. Ele não retornou de uma saída temporária em março deste ano e possui um mandado de prisão em aberto. O caso está sendo investigado. Atitudes racistas são crimes.

Fonte: Brasil247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: