
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), receberá a equipe do Ministério das Mulheres, nesta terça-feira (6), às 14h30, para apresentar o plano de ação para inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Teresina. A apresentação do plano será realizada pela secretária Nacional de Enfrentamento a Violência contra Mulheres (SENEV), Denise Motta.
O objetivo do plano é formar o colegiado gestor e escolher seus representantes, que devem trabalhar juntos para fazer a Casa da Mulher funcionar de forma humanizada e integrada. A ação do colegiado é itersetorial e atuará na esfera municipal, estadual e federal.
A reunião tem como objetivo fazer esse alinhamento de diálogo entre o Ministério das Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradorias Gerais do Estado e Município, Vara de Justiça, Polícia Civil e Polícia Militar, Secretaria das Mulheres Municipal e Estadual e os serviços psicossociais e jurídicos oferecidos pelo município através dos centros de referências de proteção às mulheres.
A Casa da Mulher deverá integrar em um único local diverso serviços de atendimento e acolhimento à mulheres vítimas de violência, incluindo atendimentos como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, juizado, ministério público, defensoria pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes. Sua inauguração está prevista para acontecer no dia 8 de março deste ano.
Reunião da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para mulheres (SMPM) com entidades de proteção a mulher vitima de violência, feita em Novembro de 2023 para definir ajustes para inauguração da Casa da Mulher. Créditos: Divulgação
Fonte: Sempi