
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), por meio do Instituto de Cidadania Digital Félix Pacheco, assinou na tarde dessa segunda-feira (19) um acordo de cooperação com a Coordenadoria de Juventude do Estado (Cojuv) para emissão do ID Jovem nas Unidades de Serviços Digitais em todo o estado.
O objetivo da parceria é identificar, orientar e cadastrar jovens aptos a participar do programa, ampliando o acesso ao documento de identificação jovem (ID Jovem) e, consequentemente, aos direitos e benefícios garantidos por ele.
O ID Jovem é um programa do Governo Federal voltado para jovens entre 15 e 29 anos, inscritos no CadÚnico, que garante benefícios como gratuidade ou desconto em passagens de ônibus interestaduais e o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e educacionais, como cinemas, shows e espetáculos.
"O ID Jovem possibilita descontos em passagens de ônibus interestaduais e o direito à meia-entrada em eventos. Com isso, os jovens passam a ter acesso a dois direitos importantes. Ter a ID Jovem associada à Carteira de Identidade Nacional é uma forma de melhorar a vida da nossa juventude", afirmou o governador Rafael Fonteles.
"Mais do que emitir documentos, nossas unidades são espaços de cidadania. Com essa cooperação, estaremos ampliando o alcance do ID Jovem e garantindo que milhares de jovens piauienses tenham acesso a direitos fundamentais. O Piauí tem público para emitir mais de 400 mil ID Jovens, e nosso intuito é garantir que esse direito chegue a quem realmente precisa", destacou o superintendente do Instituto de Cidadania Digital, Marcelo Mascarenha.
Além da assinatura do acordo de cooperação, também foi firmado o termo de adesão ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), consolidando a parceria entre o Governo do Piauí e a Secretaria Nacional de Juventude. Na ocasião, também foi apresentado o Plano Estadual de Juventude.
Fonte: CCOM/PI