Geral

FERIADO

Dia de São Sebastião é feriado? Entenda a origem da data

Celebração católica tem ligação com a história de algumas cidades brasileiras; santo é conhecido como protetor contra epidemias, guerras e a fome

Da Redação

Segunda - 20/01/2025 às 10:40



Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Paulo São Sebastião é natural de Milão e foi um oficial do exército romano.
São Sebastião é natural de Milão e foi um oficial do exército romano.

No dia 20 de janeiro, celebra-se o Dia de São Sebastião, santo católico conhecido como protetor contra epidemias, guerras e a fome. Esse dia é feriado em algumas cidades brasileiras, como no Rio de Janeiro, São Sebastião (SP) e Ribeirão Preto (SP), onde o santo é o padroeiro.

Além dessas cidades, São Sebastião também é padroeiro de lugares menores, como José Boiteux (SC) e Conceição do Mato Dentro (MG), onde o dia também é feriado.

Segundo o Vaticano, São Sebastião nasceu em Milão, na Itália, e foi oficial do exército romano. Ele foi condenado pelo imperador Diocleciano, que o estimava sem saber que ele era cristão. Após sobreviver a flechadas, Sebastião foi preso e ajudou outros cristãos na prisão, além de converter militares e nobres ao cristianismo. Ele foi torturado e morto a mando do imperador.

No Rio de Janeiro, o santo foi escolhido para ser padroeiro da cidade no momento de sua fundação, em 1565. A cidade foi inicialmente chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro. Durante esse período, os portugueses expulsaram os franceses que tentavam se estabelecer ali, e a cidade foi oficialmente fundada por Estácio de Sá, sobrinho do governador Mem de Sá, em 1º de março de 1565.

Em Ribeirão Preto (SP), São Sebastião foi escolhido como padroeiro porque a cidade foi originalmente chamada Vila São Sebastião. Embora o aniversário da cidade tenha sido transferido para 19 de junho em 1967, o dia 20 de janeiro ainda é lembrado com eventos importantes, como a inauguração da fonte luminosa em 1939 e o Museu do Café em 1955.

São Sebastião (SP), localizada no litoral paulista, também celebra o santo, já que a cidade foi descoberta em 20 de janeiro, com algumas versões dizendo que isso ocorreu em 1502 ou 1532. A data também marca o momento em que a expedição de Américo Vespúcio passou pela região.

Fonte: Estadão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<