
A Força-Tarefa Popular do Piauí, em parceria com a Transparência Internacional - Brasil, realizam na próxima segunda-feira (12), um ato público na praça da Liberdade, ao lado do Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. O ato tem o objetivo de apresentar a "Marcha Contra a Corrupção e Pelo Clima" à população.
A marcha ocorrerá entre os dias 12 e 27 de maio, onde ativistas da Força-Tarefa Popular do Piauí e da Transparência Internacional - Brasil vão percorrer, a pé, seis municípios: União, Miguel Alves, Porto, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio e São João do Arraial, com o objetivo de fiscalizar, in loco, investimentos e gastos públicos.
Segundo a organização do evento, em razão da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) ser realizada no Brasil, os ativistas vão fiscalizar o uso de recursos públicos destinados à adaptação à mudança climática, realizando auditorias cívicas em projetos de saneamento, incluindo abastecimento e tratamento de água, e investimentos municipais em saúde.
A “Marcha Contra a Corrupção e Pelo Clima” visa mobilizar a sociedade civil, fomentar o controle social democrático e engajar o público na luta contra a corrupção e pela justiça social.
A marcha já teve 18 edições, em que percorreu mais de 3.600 km, reunindo cidadãos, estudantes, lideranças comunitárias e ativistas.
"A gente questiona como a sociedade aceita, suporta e admite... essa omissão da sociedade dá uma contribuição enorme, um estímulo à corrupção", diz o coordenador da Força-Tarefa Popular no Piauí, Arimateia Dantas.
Confira a programação:
Fonte: Com informações de FPP