
A forte chuva com ventos e trovoadas que caiu em Teresina na tarde desta sexta-feira (9), surpreendeu os moradores da capital e até mesmo os especialistas em meteorologia.
De acordo com a climatologista Sara Cardoso, o volume registrado foi de 26mm, ultrapassando a previsão para toda a semana, que era de 10mm.
“Tínhamos possibilidade de acumulados maiores na faixa litorânea e no Centro-Norte do estado, mas ainda assim, não com essa quantidade aqui na capital”, explicou.
Além da chuva, a ventania também chamou atenção: os ventos chegaram a 29 km/h na estação do Aeroporto de Teresina. Já a NASA estima que as rajadas podem ter atingido até 50 km/h em alguns pontos da cidade. O bairro Renascença, na zona Sudeste, foi um dos mais afetados.
Segundo Sara, o fenômeno foi causado pela oscilação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que desceu um pouco mais ao sul e encontrou uma região muito aquecida.
“Foi como se a ZCIT tivesse encontrado uma chapa quente. Isso fez com que a umidade subisse rapidamente para níveis mais altos da atmosfera, o que causa essa formação de nuvens carregadas e instabilidade. Quando isso acontece, os ventos se alteram e as nuvens se energizam rapidamente, provocando trovoadas, relâmpagos e ventos fortes”, explicou.
Apesar da intensidade da chuva, a climatologista destaca que o calor não deve dar trégua nos próximos dias.
“Essa chuva foi passageira. Não significa que as temperaturas vão cair. O calor vai continuar e, por enquanto, não há previsão de mudança significativa nesse padrão”, afirmou Sara.