
A Atlética do curso de jornalismo (ASTUTA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está promovendo uma campanha de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) para o Carnaval. A iniciativa surgiu após a constatação de uma alta taxa de contaminação por HIV e outras IST´s no Brasil e após Teresina registrar 100 casos de HIV/AIDS em 2023, segundo dados do Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros.
A campanha, intitulada "Carnastuta consciente", terá início nesta quinta-feira (1º), no Espaço Carretel, localizado no Centro de Ciências da Educação (CCE) da UFPI, a partir das 13h. Durante a ação, serão oferecidos auto testes de HIV, e haverá a presença do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Hospital Universitário da UFPI, representantes da Atlética e as pessoas que irão realizar os testes. A supervisão da campanha ficará por conta da professora Telma Evangelista, do curso de Enfermagem da UFPI.
A iniciativa busca conscientizar principalmente os homens, que representam a maioria dos casos de contaminação por HIV em Teresina, com 81 dos 100 casos registrados. A intenção da Astuta é promover a prevenção e a realização de exames como forma de cuidado com a saúde durante a folia de carnaval.