
A Arena Barueri, em São Paulo, foi palco, na noite deste domingo (11), de um clássico eletrizante entre Palmeiras e São Paulo, válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Com um gol decisivo de Vitor Roque aos 49 minutos do segundo tempo, o Verdão venceu por 1 a 0, e manteve a liderança isolada da competição com 19 pontos, encerrando a invencibilidade do rival tricolor.
O primeiro tempo foi marcado por equilíbrio e oportunidades para ambos os lados. O Palmeiras iniciou pressionando, com destaque para Estêvão, que levou perigo em jogadas individuais. O São Paulo respondeu com contra-ataques rápidos, mas esbarrou em defesas seguras de Weverton.
Na segunda etapa, o jogo continuou truncado, com poucas chances claras. Aos 33 minutos, Abel Ferreira promoveu a entrada de Vitor Roque no lugar de Estêvão, buscando dar mais agressividade ao ataque. Já nos acréscimos, aos 49 minutos, Felipe Anderson finalizou de fora da área, obrigando o goleiro Rafael a fazer grande defesa. No rebote, Vitor Roque apareceu livre para empurrar para as redes. Inicialmente, o assistente marcou impedimento, mas, após revisão do VAR, o gol foi validado, para delírio da torcida palmeirense.
Palmeiras finaliza a oitava rodada do Campeonato Brasileiro na liderança, com 19 pontos - Reprodução/Redes Sociais
Vitor Roque
O atacante Vitor Roque tem sido um dos destaques para o Palmeiras se manter no topo da tabela do Brasileirão. Na rodada anterior, o atacante também marcou o único gol da vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no estádio Mané Garrincha, garantindo a liderança provisória do Brasileirão. Naquela ocasião, Roque aproveitou um erro da defesa adversária para balançar as redes pela primeira vez com a camisa alviverde, encerrando um jejum de 13 partidas sem marcar. Agora, diante do maior rival, voltou a ser decisivo nos acréscimos da partida.
Após o apito final, Vitor Roque comemorou emocionado: "Primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui hoje, com saúde. Muito feliz, principalmente pela vitória. Gol é consequência do trabalho em equipe, não desistimos nem um minuto, lutamos por toda bola. Estou muito feliz pelo gol."
O atacante dedicou o gol à sua mãe, Hercília, em homenagem ao Dia das Mães, exibindo uma munhequeira com a inscrição "Mãe" durante a comemoração.
Consequências na tabela e próximos compromissos
Com a vitória, o Palmeiras chegou a 19 pontos, mantendo-se na liderança isolada do Brasileirão. O São Paulo, por sua vez, permanece com 9 pontos, ocupando a 16ª colocação, uma posição acima da zona de rebaixamento.
O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira (15), quando enfrenta o Bolívar (BOL) pela Copa Libertadores, já classificado como primeiro do grupo. O São Paulo recebe o Libertad (PAR) na quarta-feira (14), também pela competição continental.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960