
O Vasco da Gama venceu o Santos por 2 a 1 em São Januário, Rio de Janeiro, na estreia das equipes no Campeonato Brasileiro de 2025, na noite deste domingo (30). A vitória veio após uma reação no segundo tempo, com gols de Nuno Moreira e Vegetti, após o Santos abrir o placar com Barreal no primeiro tempo.
A partida, que marcou a estreia da nova iluminação de São Januário, começou com o Santos se mostrando mais coeso e aproveitando uma falha da defesa vascaína. Aos 20 minutos, Tiquinho Soares lançou Barreal, que, livre de marcação, tocou por cima de Léo Jardim para abrir o placar. O Vasco tentou responder ainda no primeiro tempo, com Philippe Coutinho sendo o principal responsável pelos lances de perigo. No entanto, as jogadas ofensivas não surtiram efeito, e a equipe de Fábio Carille entrou para o intervalo atrás no marcador.
No segundo tempo, o time carioca voltou com mais intensidade. A pressão surtiria efeito logo aos 8 minutos, quando Lucas Piton cruzou da esquerda, Vegetti ajeitou de cabeça, e Nuno Moreira completou para empatar o jogo. A virada aconteceu aos 33 minutos, após cobrança de falta de Payet pela esquerda. Vegetti, novamente de cabeça, superou o goleiro Gabriel Brazão e garantiu os três pontos para o Vasco.
A vitória, importante para a sequência da competição, aliviou a pressão sobre o técnico Fábio Carille, que vinha sendo cobrado pela eliminação no Campeonato Carioca. A torcida, que lotou o estádio, comemorou o bom desempenho da equipe na segunda etapa.
O Vasco volta a campo nesta quarta-feira (2), quando enfrenta o Melgar, no Peru, pela estreia na Copa Sul-Americana. Já o Santos terá a semana livre para se preparar para a segunda rodada do Brasileirão, onde enfrenta o Bahia, em casa, no domingo (6).
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960