
A Campanha Nacional pelo Feminicídio Zero tem ganhado destaque em diferentes espaços, e no sábado (29), o Estádio Albertão foi palco de um importante debate. Durante a final do Campeonato Piauiense de Futebol Série A, entre os times Piauí Esporte Clube e Fluminense do Piauí, a campanha foi representada por uma faixa levada ao campo pela equipe da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi). A ação contou com a parceria da Secretaria dos Esportes (Secepi) e da Federação de Esportes do Piauí (FFP-PI).
Antes do início da partida, a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, e sua equipe levaram ao centro do campo uma faixa com a mensagem: “Feminicídio Zero – Nenhuma Violência contra a Mulher deve ser tolerada”. A frase faz referência à mobilização nacional do Ministério das Mulheres, que visa envolver diversos setores do país na luta para acabar com a violência contra as mulheres, com foco especial nos feminicídios.
Essa ação destaca a importância de discutir o tema dentro do contexto do futebol, um ambiente majoritariamente masculino, buscando incluir o debate sobre violência contra a mulher nesse espaço.
A campanha tem se espalhado pelos estádios de todo o Brasil, pois os dados mostram um aumento na violência contra as mulheres em dias de jogos. Segundo uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Avon, em 2022, os boletins de ocorrência de ameaça aumentaram 23,7% nos dias de competições, enquanto as ocorrências de lesões corporais subiram 25,9% quando a partida ocorre na própria cidade.
Além disso, a Patrulha Maria da Penha e o Ministério Público do Piauí também levantaram faixas durante a partida, destacando a luta contra a violência contra as mulheres, o racismo e a homofobia.
A campanha contra o feminicídio busca ocupar os espaços esportivos para ampliar a conscientização e combater todos os tipos de violência, tanto dentro quanto fora dos ambientes de competição, acreditando no poder transformador do esporte.
Fonte: CCOM/PI