
Com a retomada da Série A do Campeonato Brasileiro, após a pausa para a disputa do Mundial de Clubes, a corrida pelo título nacional volta a esquentar neste fim de semana. A 13ª rodada da competição começa neste sábado (12) , com quatro partidas, incluindo o confronto entre Flamengo e São Paulo, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), às 16h30. Líder da tabela com 24 pontos, o clube carioca entra em campo pressionado pelo equilíbrio na parte de cima da classificação.
Apesar de dividir a pontuação com o Cruzeiro, os rubro-negros têm vantagem no saldo de gols, são 20 marcados, contra nove da Raposa, e ainda contam com um jogo a menos. A equipe comandada por Filipe Luís tem, portanto, uma leve folga estatística, mas vê a concorrência se aproximar perigosamente. Red Bull Bragantino (23 pontos) e Palmeiras (22) completam a zona de classificação direta para a fase de grupos da Libertadores.
Logo abaixo, Bahia (21 pontos) e Fluminense (20) aparecem nas vagas destinadas à fase preliminar da principal competição continental. O Atlético-MG, também com 20 pontos, é o primeiro time na faixa de classificação para a Copa Sul-Americana. A diferença entre o líder e o sétimo colocado é de apenas quatro pontos, o que reforça o caráter acirrado da disputa.
Além do Flamengo, outras equipes da parte de cima da tabela também têm partidas a menos. Palmeiras e Fluminense, por exemplo, também disputaram apenas 11 jogos até o momento, devido à participação no Mundial de Clubes.
Clássicos e confrontos pelas posições
A 13ª rodada traz clássicos regionais e duelos diretos que podem provocar mudanças significativas nas primeiras posições. No sábado, além do jogo no Maracanã, o Internacional recebe o Vitória em Porto Alegre, às 16h30. Às 18h30, Vasco e Botafogo fazem clássico carioca, enquanto, às 21h, o Bahia encara o Atlético-MG em Salvador, em confronto direto pelas posições no G6.
No domingo, 13, o Corinthians enfrenta o Red Bull Bragantino, às 19h, na Neo Química Arena, e o Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão, às 20h30. No mesmo horário, o clássico cearense entre Fortaleza e Ceará será disputado no Castelão. A rodada se encerra na segunda-feira, 14, com Juventude e Sport, às 20h.
Duas partidas seguem com datas ainda a confirmar: Santos x Palmeiras e Mirassol x Fluminense, ambos os confrontos envolvendo clubes que participaram recentemente do Mundial.
Com a diferença mínima entre os principais candidatos ao título e a necessidade de recuperar jogos atrasados, os próximos dias prometem mexer com o topo da tabela e intensificar a disputa pelo troféu mais cobiçado do futebol nacional.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI
Fonte: CNN