O Conselho Universitário da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) aprovou, por unanimidade, na manhã dessa quarta-feira (9), a implementação de uma nova Política de Ações Afirmativas para pessoas transsexuais e travestis.
"Nós estamos falando de políticas de reparação de uma população que historicamente é alijada desses espaços e também do compromisso da UFDPAR em estar trazendo essa população para dentro desses espaços", disse a professora e pesquisadora Jessyka Rodrigues.
O grupo será contemplado com ações de incentivo ao ingresso e à permanência, como cotas no processo seletivo, além de benefícios como bolsas de apoio e a garantia do uso do nome social.
A professora e pesquisadora Lana Veras destaca o pioneirismo da Universidade em aprovar a medida. "É a primeira universidade pública do Piauí a implementar essa política. E estamos celebrando e aguardando os nossos alunos", disse.
Segundo a UFDPar, a medida reflete o compromisso de reduzir as desigualdades e ampliar o acesso à educação superior pública e de qualidade para todos os segmentos da população.
"A política é resultado de uma construção coletiva envolvendo a comunidade acadêmica e movimentos sociais, que têm trabalhado para garantir a criação de um ambiente mais inclusivo e respeitoso à diversidade de identidades e expressões de gênero", disse a universidade, em nota.