
O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (31), que até o fim do ano todas as escolas da rede estadual do Piauí terão salas do Programa Saúde Digital, que oferece atendimento médico de forma remota. A informação foi divulgada durante a inauguração da sala do programa no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no bairro Itararé, zona sudeste de Teresina.
"Isso significa consultas médicas especializadas disponíveis para os alunos e até para os pais principalmente na área de saúde mental", destacou o governador.
O Ceti Didácio Silva passou por uma ampla reforma para se adequar ao ensino em tempo integral e técnico. A escola também ganhou uma sala do Programa Saúde digital, totalmente equipada, com acesso à internet para os atendimentos dos estudantes com idade igual ou superior a 12 anos, além dos funcionários da escola. Eles terão acesso a consultas on-line com clínicos gerais e psicólogos sem necessidade de agendamento, e com demais especialidades mediante agendamento prévio.
"É muito importante a gente fazer esse acompanhamento de saúde dos estudantes dentro da própria escola, a partir da tele saúde. Então é mais um passo em direção a essa formação integral dos alunos que nós queremos, não é apenas o ensino de tempo integral, mas também pensando em todos os aspectos da vida desses meninos e meninas para que eles saiam da vida escolar muito mais preparados sobre todos os aspectos da vida adulta e da vida profissional", disse Rafael Fonteles, em entrevista à imprensa.
O secretário da Saúde do Piauí, Antonio Luiz Soares, afirmou que a parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) facilita a instalação das salas, pois a infraestrutura já é disponibilizada pelas escolas. "A unidade fornece a estrutura física, com sala equipada com computador e internet, e nós implementamos o sistema e disponibilizamos uma equipe médica para atender durante todo o dia, com hora marcada", destacou o gestor.
Antonio Luiz acrescentou que, nas escolas, será possível agendar consultas com profissionais em 10 especialidades médicas — dermatologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, ginecologia, endocrinologia, clínica geral, cardiologia, ortopedia e urologia — além de duas especialidades não médicas: nutrição e psicologia.
Fonte: Com informações da CCOM/PI