Educação

COMBATE À EVASÃO ESCOLAR

Seduc será obrigada a criar sistema de alerta sobre alunos que faltam aula

A medida é uma das principais decisões tomadas em uma reunião convocada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) para combater a evasão escolar

Quinta - 20/11/2025 às 09:40



Foto: Ministério Público quer ação urgente para reduzir evasão escolar
Ministério Público quer ação urgente para reduzir evasão escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) terá que criar um sistema de notificação obrigatória para quando alunos começarem a faltar, além de incluir treinamentos permanentes para os professores. A medida é uma das principais decisões tomadas em uma reunião convocada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) para combater a evasão escolar no estado.

O encontro, realizado nesta terça-feira (18), marcou a reativação do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar, que estava parado. A promotora Fabrícia Barbosa, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação, revelou que 19 municípios sequer haviam retomado suas atividades no programa de Busca Ativa.

Segundo dados da Seduc apresentados durante a reunião,  312 estudantes já estão oficialmente com a matrícula inativa no estado. A superintendente de Ensino, Viviane Farias, informou que um curso de capacitação para professores já foi iniciado e que um "Caderno de Ações" foi criado para orientar o resgate desses jovens.

Um dos pontos críticos no combate à evasão, destacado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), é a transição do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio, quando o aluno muda da rede municipal para a estadual e frequentemente desaparece do radar.

O Unicef se colocou à disposição para integrar sua plataforma de Busca Ativa Escolar ao programa estadual "Todos Presentes", fortalecendo o monitoramento. A deficiência entre os alunos também foi apontada como uma causa expressiva para o abandono da escola, sendo demandados dados mais precisos sobre o acesso desses estudantes à sala de aula.

Além da criação do sistema de alerta, foi determinado que o Comitê notificará todos os membros que faltaram ao encontro, garantindo a participação de todas as instituições. A próxima reunião está agendada para 28 de janeiro, durante a Jornada Pedagógica, para dar continuidade a este esforço conjunto para trazer todos os estudantes de volta à escola.

Fonte: Ministério Público do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: