O Governo do Piauí vai lançar em novembro uma Chamada Pública da Agricultura Familiar para credenciar produtores rurais, associações e cooperativas interessados em fornecer alimentos para a alimentação escolar da rede estadual. A informação será divulgada no estande da Seduc durante a II Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, que acontece de 23 a 25 de outubro no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, em Teresina.
Em 2025, o estado já investiu mais de 25 milhões de reais na compra de alimentos da agricultura familiar para abastecer as escolas estaduais. São frutas, verduras, legumes, grãos, carnes, leite e produtos regionais que garantem alimentação saudável para os estudantes enquanto fortalecem a economia rural.
Além da chamada pública, o estande da Seduc apresentará outras ações integradas, incluindo o programa Alfabetiza Piauí, que realiza busca ativa para matricular jovens e adultos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever, e um aplicativo desenvolvido por estudantes do Ceti Lucas Meireles, localizado em um assentamento rural de Teresina. O aplicativo, premiado no Seduckathon 2025, tem como foco valorizar a agricultura familiar e conectar produtores com escolas.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que a alimentação escolar é parte da formação integral dos jovens e uma ferramenta de inclusão social. Atualmente, o Piauí conta com 52 Escolas do Campo, distribuídas em 38 municípios e mais de 100 anexos, atendendo mais de 11.500 estudantes com oferta de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos técnicos em áreas como Agropecuária, Meio Ambiente e Administração.
Fonte: Governo do Estado