
A professora Ana Regina Rêgo, do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conquistou o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2025 na categoria Maturidade Acadêmica.
A honraria, concedida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), é considerada a mais importante da área no Brasil e reconhece pesquisadores com trajetória consolidada e relevância nacional ou internacional.
De acordo com Ana Regina, a premiação foi recebida com surpresa e é motivo de orgulho para a UFPI e para o PPGCOM. A docente agradeceu à professora Nélia Del Bianco, responsável por sua indicação, e destacou a confiança depositada pela Intercom.
“É uma grande honra receber esse reconhecimento em nível nacional”, afirmou.
O currículo da professora inclui outras distinções no próprio Prêmio Luiz Beltrão: em 2014, venceu na categoria Grupo Inovador ao lado de Samantha Castelo Branco; em 2016, foi agraciada como Liderança Emergente; e, em 2018, durante sua presidência da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR), foi reconhecida na categoria Instituição Paradigmática.
Mais recentemente, em 2023, liderando a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil), recebeu novamente a estatueta de Grupo Inovador.
Prêmio Luiz Beltrão
O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação é uma das iniciativas mais tradicionais da Intercom, reconhecendo anualmente pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições que se destacam no cenário acadêmico da Comunicação.
A homenagem é entregue durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), que este ano ocorrerá de 1º a 5 de setembro, na FAESA – Centro Universitário, em Vitória (ES).
Outros ganhadores
Além de Ana Regina Rêgo, também foram premiados em 2025: Anderson David Gomes dos Santos, na categoria Liderança Emergente; a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rubra), como Instituição Paradigmática; e o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor), na categoria Grupo Inovador.
A presença de dois pesquisadores ligados à UFPI entre os vencedores, Ana Regina e Anderson Santos, colaborador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Cidadania (COMUM/UFPI) — reforça a representatividade e a contribuição da instituição no cenário acadêmico nacional.
Fonte: UFPI