O governador Rafael Fonteles nomeou os professores Paulo Henrique Pinheiro e Fábia Buenos Aires para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A nomeação, publicada no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (22), oficializa o resultado da eleição realizada em novembro, na qual a chapa obteve 67,71% dos votos válidos. Os novos gestores assumem a administração da universidade para o mandato que compreende o quadriênio 2026-2030.
Com 23 anos de atuação na Uespi, Paulo Henrique é professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Teresina. Natural de Campo Maior, o novo reitor tem 58 anos, é cirurgião-dentista e biólogo, com mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na instituição, já ocupou os cargos de diretor do CCS, pró-reitor de Planejamento e Finanças e pró-reitor de Ensino de Graduação, além de ter sido superintendente da Seduc-PI.
A vice-reitora eleita, Fábia Buenos Aires, é egressa do curso de Direito da Uespi e professora efetiva desde 2009, quando foi aprovada em concurso público para o campus de Piripiri, onde também coordenou o curso. Ela já exerceu as funções de chefe da Assessoria Jurídica da Uespi e pró-reitora de Administração.
A nova gestão assume com o desafio de dar continuidade às políticas de expansão e modernização tecnológica da universidade nos diversos campi espalhados pelo estado do Piauí.