
O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta segunda-feira (7) o pagamento da primeira parcela do programa Pé-de-Meia de 2025, no valor de R$ 200, aos estudantes do ensino médio nascidos nos meses de novembro e dezembro. O valor corresponde ao incentivo-matrícula, pago anualmente para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio entre os alunos de baixa renda da rede pública.
Este é o último dia de depósitos escalonados, feitos conforme o mês de nascimento dos estudantes. No total, a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar cerca de 3,9 milhões de parcelas neste mês, sendo 1,3 milhão para novos estudantes que iniciaram o primeiro ano do ensino médio em 2025.
Além da parcela de matrícula, também serão pagos, neste mês, valores remanescentes de 2024, incluindo incentivos para participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a frequência escolar.
O pagamento será realizado diretamente na conta bancária do beneficiário, aberta na Caixa Econômica Federal. O estudante não precisa ir até uma agência bancária, nem esperar pela formatura para retirar o valor, que já pode ser sacado a partir de hoje. O aplicativo Caixa Tem também oferece mais informações sobre os pagamentos e status de depósitos.
Quem pode receber o benefício:
Para ser incluído no programa, o estudante precisa estar matriculado no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas, ter entre 14 e 24 anos, possuir CPF regular e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Estudantes que atendem aos requisitos são automaticamente incluídos no programa e não precisam fazer cadastro. Caso o aluno tenha dúvidas sobre sua inclusão, pode verificar o status do pagamento e os requisitos atendidos por meio do aplicativo Jornada do Estudante, disponível gratuitamente para Android e iOS.
O calendário completo de pagamentos do Pé-de-Meia, que inclui outros incentivos durante o ano, pode ser consultado através da Portaria nº 143/2025 do MEC. Os alunos que participam do programa durante os três anos de ensino médio podem acumular até R$ 9,2 mil ao final do curso.