Educação

OLIMPÍADA

Estudantes do Piauí conquistam 271 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

O resultado representa um aumento de 107,95% em relação a 2023

Da Redação

Quarta - 09/10/2024 às 09:34



Foto: CCOM-PI Estudantes da rede estadual
Estudantes da rede estadual

Os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí brilharam na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2024, conquistando um total de 271 medalhas, sendo 67 de ouro, 60 de prata, 41 de bronze e 103 menções honrosas. Esse desempenho representa um impressionante aumento de 107,95% em relação a 2023, quando foram ganhas apenas 81 medalhas.

A premiação homenageia os alunos que se destacaram na resolução de problemas nas áreas de química, física, biologia, história e astronomia. O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, foi um dos grandes destaques, acumulando nove medalhas de ouro, nove de prata, quatro de bronze e cinco menções honrosas.

João Siqueira de Almeida Neto, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, celebrou sua medalha de ouro, destacando sua dedicação desde o 6º ano: “Estudo para essa prova desde o 6º ano e, com o apoio da professora Raimundinha, consegui a minha sonhada medalha de ouro”, afirmou.

Isabelle Vitoria Araujo da Silva, também medalhista de ouro, elogiou o suporte da escola: “A ONC me incentiva a superar meus conhecimentos e a escola nos dá suporte, imprimindo provas para treino e auxiliando nas resoluções”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que o resultado reflete o esforço conjunto de gestores, professores e estudantes no projeto Seduc Olímpica: “Tivemos um aumento significativo na participação, resultando nas 271 medalhas. Nossos estudantes são acompanhados sistematicamente, o que proporciona uma preparação adequada”, destacou.

A Olimpíada Nacional de Ciências, destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, inclui várias etapas, com provas teóricas e experimentais em níveis de dificuldade apropriados. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ONC é organizada por uma Comissão Executiva vinculada à Associação Brasileira de Química (ABQ) e à Sociedade Brasileira de Física (SBF). As provas foram realizadas entre agosto e setembro de 2024. 

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: