Economia

EMPREENDEDORISMO

WhatsApp alavanca vendas no varejo e fortalece relacionamento com clientes

Marketplace aposta em comunicações personalizadas e registra mais de 10 mil pedidos mensais por WhatsApp

Da Redação

Quarta - 05/02/2025 às 10:00



Foto: Freepik Pessoa usando o celular
Pessoa usando o celular

Aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, estão entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Um estudo da VTrends, hub de pesquisa da Vivo, revelou que 80% dos brasileiros acessam esses aplicativos diariamente. Para o varejo, essa alta adesão representa uma oportunidade valiosa de aumentar as vendas e fidelizar clientes. Um exemplo de sucesso é o marketplace digital Compra Agora, que, com a ajuda da plataforma inteligente da Yalo, conseguiu aumentar o ticket médio para R$ 2,3 mil por pessoa, comparado a 2023.

A estratégia do Compra Agora foca na personalização da comunicação e na automação do atendimento pelo WhatsApp. Usando mensagens automatizadas e promoções direcionadas, a empresa alcançou mais de 10 mil pedidos mensais. "As soluções da Yalo são flexíveis, adaptando-se ao nosso modelo de negócio disruptivo, permitindo testes rápidos, análises precisas e evolução contínua", afirmou Thaise Hagge, General Manager do Compra Agora.

A tecnologia da Yalo possibilita que empresas gerenciem toda a jornada do cliente por meio de conversas guiadas por inteligência artificial. O Compra Agora aprimorou a experiência de compra usando dados reais dos clientes para criar segmentações mais detalhadas. O canal de WhatsApp da empresa já soma mais de 19,8 milhões de mensagens trocadas, com um agente inteligente que utiliza 150 respostas base para gerar mais de 40 mil variações. Atualmente, 98% das interações são resolvidas pelo bot. "A plataforma Yalo ampliou nossa cesta de compras, fortalecendo nossa posição no mercado, melhorando a proximidade com a marca e a comunicação direta com os clientes", explicou Hagge.

Além de facilitar pedidos e consultas, a integração do WhatsApp ao processo de compras tem fortalecido a rede própria de varejistas do Compra Agora, que está em expansão. Hoje, 68% das lojas realizam pedidos de forma autônoma, sem necessidade de suporte humano. "Desde 2022, oferecemos suporte aos varejistas via WhatsApp, facilitando a digitalização e autonomia, reduzindo o tempo de consulta e aumentando a frequência e o valor das compras", destacou Thaise.

A solução traz praticidade para pequenos e médios varejistas, que podem gerenciar pedidos, acessar recomendações personalizadas e resolver dúvidas de forma dinâmica e imediata. "Ao navegar no e-commerce, o varejista pode simplesmente conversar com o agente, dizer o que precisa e receber as melhores sugestões e promoções. É um processo intuitivo que economiza tempo e facilita decisões", concluiu Manuel Centeno, cofundador e General Manager Brasil da Yalo.

Fonte: Brasil 247

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