
A Prefeitura de Teresina vai lançar uma modalidade de consignado para os servidores. O anúncio foi feito pelo prefeito Silvio Mendes durante coletiva de imprensa no Salão Nobre do Palácio da Cidade, na manhã desta sexta-feira (11). Segundo o gestor, este consignado teria juros mais baixos, servindo com uma opção para os funcionários públicos que desejam fugir das altas taxas de outros consignados existentes.
"Dia 23 agora, nós vamos estar recebendo aqui uma pessoa que vem trazendo notícia boa para os servidores. É no sentido deles se libertarem da história dos empréstimos consignados, que eles pagam uma taxa de juro elevada. Essa taxa é mais de 2%, faz falta pra quem não ganha tanto", disse Silvio Mendes.
O sistema que operaria esse consignado faz parte do grupo JBS. O desconto viria na folha, assim como todo consignado.
"Esse sistema é de uma empresa ligada ao grupo JBS, que antecipa o salário do servidor — pode ser pra serviço público ou privado. Ele não tem risco porque é autorizada como se fosse um desconto em folha. E ele pode, por exemplo, antecipar esse salário conforme o interesse do servidor público, privado. Ele pode retirar todo o dinheiro do valor, pode variar para um valor maior - para a compra de um remédio ou fazer supermercado, por exemplo", destacou.
A medida será opcional para os servidores. "O servidor vai escolher: se ele quer continuar no consignado pagando juros, ou se quer esse outro sistema. É opcional, cada um faz o que achar que seja melhor", disse Silvio.
O prefeito também anunciou a antecipação do ticket-alimentação dos servidores, em razão do feriado prolongado de abril.