Economia

INSS

INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico

Objetivo é mapear vulnerabilidades operacionais

Da Redação

Sexta - 23/05/2025 às 12:30



Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Gilberto Waller Junior, presidente do INSS
Gilberto Waller Junior, presidente do INSS

A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejarem contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, disponível na internet. Essa medida de segurança foi anunciada na última segunda-feira (19) por meio de um despacho publicado no Diário Oficial da União.

O despacho, assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, estabelece que a identificação biométrica de aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social procura avaliar o serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados. A medida visa mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade nos processos envolvidos.

Bloqueio de empréstimos

A concessão de novas autorizações para empréstimos consignados foi bloqueada desde o último dia 8 de maio. O bloqueio foi uma resposta a irregularidades detectadas nas cobranças de mensalidades associativas e empréstimos consignados. A medida atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que, após investigar denúncias de descontos não autorizados e encontrar indícios de irregularidades, determinou que o INSS só permitisse cobranças em folha para sindicatos e entidades sociais mediante a obtenção e conferência de assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário.

Recurso negado

O INSS chegou a recorrer da decisão do TCU, alegando que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle eficazes. No entanto, o TCU negou o recurso, mantendo as determinações que exigem a assinatura eletrônica e os dados biométricos para os empréstimos e mensalidades.

Alerta de segurança

O INSS também fez um alerta de segurança aos beneficiários, destacando que não realiza atendimentos por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. O instituto reforça que não solicita documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por esses canais. Todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados somente pelos canais oficiais, como o site, o Aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<