
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta terça-feira (25), o pagamento das aposentadorias, pensões e demais benefícios de março de 2025. O cronograma, que se estende até 7 de abril, segue uma ordem definida de acordo com o número final do cartão de benefício, sem levar em conta o último dígito verificador.
Primeiramente, serão pagos os beneficiários que recebem até um salário mínimo. Na sequência, o pagamento será feito para os segurados com valores superiores a esse patamar, até o teto de R$ 8.157,41, estipulado pela Previdência Social.
Atualmente, o INSS realiza o pagamento de 40,6 milhões de benefícios. Desses, cerca de 28,5 milhões de pessoas, ou aproximadamente 70% dos beneficiários, recebem o valor do salário mínimo, que é de R$ 1.518. Outros 12,2 milhões de segurados recebem valores acima desse montante.
O calendário de pagamentos é divulgado anualmente e a divulgação das datas acontece em dezembro, permitindo que os aposentados e pensionistas possam se organizar financeiramente. Confira abaixo o cronograma de pagamento para o mês de março:
Calendário de pagamento do INSS – Março de 2025
Para quem recebe até um salário mínimo
Final do benefício - Data de pagamento
- 1 - 25 de março
- 2 - 26 de março
- 3 - 27 de março
- 4 - 28 de março
- 5 - 31 de março
- 6 - 1 de abril
- 7 - 2 de abril
- 8 - 3 de abril
- 9 - 4 de abril
- 0 - 7 de abril
Para quem recebe acima do salário mínimo
Final do benefício - Data de pagamento
- 1 e 6 - 1 de abril
- 2 e 7 - 2 de abril
- 3 e 8 - 3 de abril
- 4 e 9 - 4 de abril
- 5 e 0 - 7 de abril
Como consultar o extrato do pagamento?
Os beneficiários que têm acesso à internet podem consultar o extrato de pagamento e outros detalhes diretamente no site ou aplicativo Meu INSS. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
- Faça login com seu CPF e senha.
- No menu, selecione "Extrato de Contribuição".
- Clique em "Baixar PDF" para visualizar o extrato completo.
Quem não tem acesso à internet pode realizar a consulta ligando para a Central 135. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 22h, e será necessário informar o número do CPF para confirmar os dados.
Como é feito o depósito dos benefícios?
Os valores são creditados diretamente na conta bancária indicada pelo beneficiário, seja uma conta nova aberta no momento da aposentadoria ou uma conta já existente. Para quem recebe por meio de conta-benefício, o valor deve ser retirado ou transferido para outra conta, pois não é possível usar a função débito. Já os beneficiários que recebem via conta-corrente ou poupança podem realizar todas as transações bancárias habituais, como transferências, pagamentos e uso de cartão para compras ou PIX.
Caso o pagamento não seja creditado na data prevista, o beneficiário pode solicitar a regularização do pagamento não recebido ao INSS. O procedimento é simples e pode ser feito online:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.
- Faça login e clique em "Agendamentos/Requerimentos".
- Escolha "Novo requerimento" e pesquise por “não recebido”.
- Se for necessário, o INSS poderá solicitar atendimento presencial para confirmação de informações.
- O andamento do processo pode ser acompanhado diretamente na plataforma Meu INSS.
Fonte: Secom