Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apontou que serão necessários mais R$ 23 bilhões para a conclusão da usina nuclear de Angra 3, que teria um custo de energia de pouco mais de 653 reais por megawatt-hora (MW/h), informou nessa terça-feira (3) a Eletronuclear, em comunicado.
O documento aponta ainda que o abandono da obra custaria um valor muito próximo deste, de ao menos 21 bilhões de reais. A estimativa é de que cerca de 66% da obra já foi realizada. "A tarifa proposta no estudo está estimada em 653,31 reais por megawatt-hora (MWh). Esse valor é similar à tarifa de referência definida pelo CNPE em 2018 (480,00 reais, em valores da época, que atualmente correspondem a 639,00 reais)", informou a Eletronuclear no comunicado.
"Já o custo para finalizar a construção de Angra 3 foi avaliado em torno de 23 bilhões de reais. O montante já investido na obra é de quase 12 bilhões de reais." O estudo será enviado pela Eletronuclear ao Ministério de Minas e Energia e a seus acionistas (ENBPar e Eletrobras). O ministério deve encaminhar o estudo ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que decidirá pela conclusão ou não da usina.
A expectativa é de que Angra 3 possa estar operando a partir de 2031. A terceira usina nuclear brasileira terá potência de 14 GW, sendo capaz de produzir cerca de 12 milhões de MWh anuais. Com a conclusão de Angra 3, a Central Nuclear de Angra passará a gerar o equivalente a 70% do consumo do estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Brasil 247