Arte e Cultura

LANÇAMENTO

Teresinense Patricia Mellodi lança clipe “Qualquer Uma” em denúncia ao feminicídio

Canção chega às plataformas nesta sexta (29); vídeo estreia no YouTube em 1º de setembro

Da Redação

Sábado - 30/08/2025 às 14:00



Foto: Reprodução/Simone Kontraluz “Qualquer Uma” é uma canção de Patrícia Mellodi, composta em parceria com Ana Costa
“Qualquer Uma” é uma canção de Patrícia Mellodi, composta em parceria com Ana Costa

A cantora e compositora Patricia Mellodi, natural de Teresina (PI) e residente no Rio de Janeiro, lança nesta sexta-feira (29) a música “Qualquer Uma” em todas as plataformas digitais pelo selo Tratore. 

O videoclipe da canção, que trata da violência de gênero e do feminicídio, estreia na próxima segunda-feira (1º de setembro) no canal da artista no YouTube e também será disponibilizado no canal da Firjan Cultura, que apoiou a produção por meio do edital Mosaico.

Produção 

O clipe foi dirigido pela cearense Germana Guilhermme, com direção de fotografia de Andrea Cebukin e roteiro da escritora Clara Mello, filha da cantora. A produção executiva é da Giz em Cena Produções, sob coordenação de Memeca Moschkovich e Glaucia Sundin. A composição é assinada por Patricia Mellodi em parceria com a intérprete e compositora Ana Costa.

Gravado em preto e branco, o videoclipe inicia-se com dados sobre violência de gênero no Brasil. A narrativa mostra diferentes mulheres reagindo à letra da canção, enquanto Mellodi percorre as ruas segurando cartazes com versos da música. 

O cenário doméstico também é utilizado como referência ao espaço onde se concentram a maioria dos casos de agressões contra mulheres.

Participam do vídeo mulheres de diferentes origens, gerações e perfis, brancas, negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e trans, em cenas que remetem a sentimentos como medo, identificação, resistência e união. Ao final, todas aparecem reunidas, reforçando a ideia de mobilização coletiva diante da violência.

Quem é Patricia Mellodi? 

Patricia Mellodi tem seis álbuns lançados, três EPs e diversos singles. Teve músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como “Sem Amor” em Porto dos Milagres e “Não” em Aquele Beijo. Foi finalista do Prêmio Visa de Intérpretes, backing vocal da Banda Blitz nos anos 2000 e já teve composições gravadas pela Orquestra Sinfônica de Brandemburgo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: