Após a comemoração pelas vitórias de O Agente Secreto como melhor filme em língua não inglesa e de Wagner Moura como melhor ator em drama no Globo de Ouro 2026, as atenções da indústria cinematográfica de Hollywood se voltam para o evento mais importante da temporada: o Oscar 2026. A cerimônia final da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está marcada para 15 de março.
A corrida para saber quem são os indicados já está em sua fase decisiva. A lista oficial com os concorrentes às estatuetas douradas será divulgada em 22 de janeiro. Para chegar aos nomes finais, o processo de escolha passa por diferentes etapas. Após a divulgação de uma pré-lista em dezembro, os membros da Academia precisam assistir a todas as produções pré-selecionadas nas categorias em que desejam votar antes de definirem os finalistas.
Mais uma vez, a grande expectativa do cinema nacional para o Oscar gira em torno de O Agente Secreto. O longa dirigido por Kleber Mendonça Filho assegurou seu lugar na pré-lista em duas frentes de disputa: Melhor Filme Internacional e na nova categoria de Melhor Direção de Elenco.
Ambientada no Recife durante a ditadura militar dos anos 1970, a obra tenta assegurar uma das cinco vagas finais para representar o Brasil na grande noite de gala. Além de O Agente Secreto, o país também alimenta esperanças com o documentário Apocalipse Nos Trópicos e o curta Amarela, que também avançaram na fase preliminar.
O evento de premiação do Oscar 2026 acontecerá em Los Angeles quase dois meses após o anúncio dos indicados. A cerimônia encerra o calendário das principais festividades da sétima arte e é tradicionalmente o momento de maior prestígio para atores, diretores e técnicos da indústria global.
Fonte: UOL
Mais conteúdo sobre:
#lOscar 2026 #cerimônia #Academia de Artes e Ciências Cinematográficas #concorrentes