
O Festival Punáré 2025, o maior evento de descoberta de talentos musicais da zona Norte de Teresina para estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais da região foi lançado nesta segunda-feira (31.03). Promovido pelo Grupo de Articulação Zonal Norte (GAZ Norte), em parceria com o Instituto Ubíqua e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), o festival busca revelar novos intérpretes, valorizar a música piauiense e proporcionar aos participantes uma experiência transformadora no mundo da música.
O Festival também tem recursos de emenda do deputado federal Merlong Solano (PT-PI). O meu pensamento é que a escola precisa ser muito criativa e acolhedora, para que os estudantes possam ver a escola com vontade, com espontaneidade, e possam fazer florescer a sua criatividade, que é natural. A escola não pode ser só sala de aula. A escola precisa de cultura, precisa de esporte, precisa de diálogo. E a música é uma das manifestações culturais que mais atraem a juventude", destacou o deputado.
WhatsApp Audio 2025-03-31 at 16.07.01.aac
Cada escola precisa selecionar internamente os estudantes e inscrevê-los por meio do site oficial do evento, enviando a documentação exigida, como identidade do aluno, declaração de matrícula e um vídeo interpretando uma canção com acompanhamento de violão ou teclado. Podem participar jovens de 15 a 23 anos, regularmente matriculados em escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE).
Os vídeos serão avaliados por um júri técnico, que selecionará 40 intérpretes para as fases classificatórias presenciais. A competição inclui ensaios, oficinas e apresentações ao vivo, proporcionando aos candidatos uma experiência completa de aprendizado e crescimento artístico.
"Depois que ganhei o festival, tive mais autoconfiança para acreditar em mim e no meu potencial, além da vontade de melhorar, querer aprender mais sobre música e me aprimorar na área", compartilhou a cantora Emily Linhares, vencedora do Festival Punaré 2024.
Para Emily Linhares, que hoje integra uma banda, faz shows aos finais de semana e segue estudando música, o festival foi um divisor de águas. "A escola é um grande palco, cheia de oportunidades para você se descobrir e mostrar seu talento. Não espere pelo momento perfeito, se jogue, tente, erre e aprenda. Quanto mais você participa, mais você cresce", aconselha a cantora.
A coordenadora do projeto, Lúcia Araújo, reforça que, além de abrir portas para novos talentos, o Festival Punaré é uma plataforma de incentivo à cultura e ao desenvolvimento dos jovens. "Nosso objetivo é fortalecer a autoestima dos estudantes e criar um ambiente dinâmico de aprendizado, onde eles possam trabalhar em equipe, desenvolver disciplina, criatividade e habilidades de comunicação", disse.