Arte e Cultura

Concluídas as obras de restauração da Estação Ferroviária de Teresina

IPHAN quer transformar o conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária Teresina em um complexo cultural

Por Luiz Brandão

Sábado - 29/06/2024 às 09:19



Foto: Luiz Brandão Prédio da Estação Ferroviária de Teresina
Prédio da Estação Ferroviária de Teresina

A reforma e restauração do conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária Teresina foi concluída. O comunicado de conclusão da obra foi feito na quinta-feira passada (27) à superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, no Piauí, Teresinha Ferreira. A reinauguração do prédio está prevista para agosto, por ocasião do aniversário de 172 anos da cidade.

A partir de agora o IPHAN vai tratar da ocupação e manutenção do imóvel. A Superintendência do Instituto no Piauí quer transformar o local em um grande complexo cultural bem no centro da cidade. Segundo a superintendente do Instituto, a ideia partiu do deputado federal Merlong Solano (PT) e foi acatada pelo presidente nacional do órgão, Leandro Grass e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A reforma incluiu três edifícios e custou cerca de R$ 11,2 milhões. As obras foram executadas pela Retrofit, empresa do Rio Janeiro, especializada nesse tipo de serviço. Os recursos foram provenientes de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC, firmado por uma empresa autuada pelo IPHAN por destruir sítios arqueológicos no Sul do Estado.

A superintendente é técnicos do Iphan com representantes da empresa que fez a restauração em visita ao prédio da Estação Ferroviária de Teresina 

História

Prestes a completar 100 anos, o prédio da Estação Ferroviária de Teresina é um dos mais belos da cidade. Começou a ser construído em 1922 e foi inaugurado em 1926. Trata-se de uma construção eclética, ornamentada em madeira lavrada, com telhado em duas águas e coberto com telhas tipo Marselha. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado “Theresina”.

De acordo com técnicos do IPHAN, a antiga estação e seu entorno ajudam a compreender a urbanização da cidade. Em 2013, o conjunto foi tombado pelo IPHAN e passou a ser um patrimônio histórico, econômico, cultural  e social do Piauí e do Brasil. É também um dos cartões postais da capital do estado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: