Arte e Cultura

FESTIVAL DE PARINTINS

Vencedor do Festival de Parintins será conhecido nesta segunda (1º)

A cidade se divide entre as torcidas vermelha do Boi Garantido e a azul do Caprichoso

Da Redação

Segunda - 01/07/2024 às 09:32



Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil Apresentação do Boi Caprichoso na segunda noite do 57º Festival Folclórico
Apresentação do Boi Caprichoso na segunda noite do 57º Festival Folclórico

O campeão do 57º Festival de Parintins, que é dividido entre o vermelho do Boi Garantido e o azul do Caprichoso, será conhecido nesta segunda-feira (1º). As apresentações no Bumbódromo começaram na sexta-feira (28) à noite e se estenderam até esse domingo (30). O evento, que ocorre todos os anos na cidade de Parintins, no interior do Amazonas, está ligado à tradição do Boi-Bumbá e é considerado patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Toda a manifestação popular gira em torno de uma lenda sobre a ressurreição do boi. O festival teve grande repercussão após a participação de Isabelle Nogueira (cunhã-poranga do boi vermelho) no Big Brother Brasil, reality show produzido pela Rede Globo, e contribuiu para aumentar o interesse sobre o Festival de Parintins. 

Os visitantes que chegam pela primeira vez ao Festival de Parintins e buscam se aprofundar nos detalhes do evento logo se deparam com um desafio: dominar o vocabulário gerado em torno da festa. A lista de palavras e termos, parte deles de origem indígena, envolve desde os nomes dos personagens até substantivos específicos para se referir a componentes e torcedores de cada um dos bois.

Um estudo de 2015 na Universidade do Estado do Amazonas investigou a presença de palavras indígenas nas toadas, impulsionando a expansão do festival pela comunidade local. A pesquisa contabilizou 1.014 toadas no período entre 1986 e 2013, das quais 466 têm como tema o componente indígena. Entre essas, encontraram-se 2.327 palavras indígenas. O estudo mostra ainda que, em 2015, estava ocorrendo o uso mais recorrente de palavras de troncos linguísticos além do tupi. 

 Apresentação do Boi Garantido na segunda noite do 57º Festival Folclórico - Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: