O setor cinematográfico brasileiro alcançou um recorde no número de salas de cinema em funcionamento no país. Segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 1º de janeiro deste ano, o Brasil tinha 3.509 salas abertas, um aumento de 31 unidades em comparação com 2019, antes da pandemia de covid-19.
Esse crescimento é visto como um reflexo do compromisso com a descentralização do acesso ao audiovisual e à inclusão cultural, incluindo soluções de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. O Ministério da Cultura destacou que várias cidades ganharam ou reabriram cinemas, como Monte Carmelo e Ponte Nova, em Minas Gerais, e Miracema, no Rio de Janeiro, que agora contam com suas primeiras salas. Além disso, Viçosa, em Alagoas, comemorou a reabertura de um cinema que estava fechado há 30 anos.
Em 2024, 121 milhões de pessoas foram aos cinemas, e o número de espectadores de filmes brasileiros dobrou em relação ao ano anterior. Um dos destaques foi o filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres, que conquistou oGlobo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, evidenciando o sucesso das produções nacionais.
Fonte: Agência Brasil